Você criou um ótimo produto ou serviço. Você está pronto para apresentá-lo ao mercado. Você lança este produto com entusiasmo e otimismo. Mas você se encontra meses depois com vendas fracas e atrasadas.
O que isso significa para o seu negócio? E mais importante: como você pode mudar as coisas?
Para diagnosticar o problema, primeiro você precisa dar um passo para trás e entender o que está acontecendo. Pode ser frustrante não atingir os benchmarks que você definiu para si mesmo, mas é importante ativar o seu raciocínio para que essa situação não se prolongue. Neste post, vamos esclarecer por que sua empresa não está gerando vendas e como você pode corrigir isso.
1) Você não incluiu um plano de ação
Consumidores apreciam o fato de serem bem informados sobre como interagir com o seu negócio. Eles devem se inscrever para uma avaliação gratuita ou solicitar um orçamento? Um forte apelo à ação pode deixar uma impressão duradoura sobre como é o processo de utilização do produto da sua empresa. Para gerar leads para o seu negócio, você precisa deixar claro para os clientes todo o processo para que eles entendam quais informações serão necessárias.
2) Seus clientes estão tendo problemas para entrar em contato com você
Uma das reclamações mais comuns dos clientes sobre uma empresa é da dificuldade de entrar em contato. Os clientes querem saber que você pode tornar-se disponível para eles para responder perguntas e agendar compromissos. É aí que ferramentas como o chat online ou um SAC, podem ser úteis. Você pode permitir que os clientes planejem o tempo com você de acordo com sua conveniência. O acesso adicional que isso dá aos clientes ao seu negócio será muito apreciado.
3) Seu público-alvo não é específico o suficiente
Você não quer desperdiçar seus esforços de marketing e vendas com pessoas que não estão interessadas no que você tem para oferecer. Infelizmente, muitas vezes as empresas apresentam dificuldade em entender que a sua rede de consumidores não é tão ampla assim. Em um esforço para obter o maior número possível de clientes, eles esquecem a relevância de seus reais consumidores.
De forma mais simples, você não quer perder o seu tempo tentando vender para um segmento da população que simplesmente não está interessado em seu produto. Uma maneira de combater isso é criar um perfil de comprador abrangente para seu cliente-alvo. O que esse cliente quer? Quais são seus objetivos e valores? Quais são seus desafios e pontos problemáticos? Dessa forma, é possível entender intimamente o que seu cliente deseja, possibilitando um consequente aumento de vendas.
4) Você tem muitas opções apresentadas em seu site
Como dito anteriormente, clientes preferem ser guiados através do processo de conversão. Na maioria das vezes, eles não querem ser apresentados a escolhas e opções diversas. De fato, estudos mostraram que várias opções diferentes tornam o cliente menos propenso a converter.
Se você está tem um catálogo muito amplo, tente minimizar as opções para o cliente. Haverá outras oportunidades no seu site para explicar mais sobre a variedade de escolhas. No entanto, no início, é recomendável exibir apenas os itens mais populares que você oferece. Isso ajudará os clientes a fazer uma escolha certeira e mais vendas serão geradas.
5) Você não está prestando atenção aos seus concorrentes
Ainda que você queira colocar todo o seu foco e atenção em seu próprio negócio, é fundamental estar atento também a empresas semelhantes: a temida concorrência. A pesquisa de concorrentes é uma parte importante de sustentar qualquer tipo de crescimento com o seu negócio. Isso significa que você não precisa apenas observar como seus concorrentes estão estruturando seus produtos, mas também como eles modelaram seus aspectos de preço e atendimento ao cliente.
Nunca se esqueça de que seu cliente-alvo tem escolhas. Você não quer ficar para trás porque não prestou atenção em como a competição estava se comportando. Na maioria dos casos, os clientes escolhem o negócio que supera os concorrentes e fornece o melhor valor para a sua necessidade.
6) Você não mapeou um funil de marketing
Gerar vendas não é um trabalho simples. Gerar vendas é realmente um processo. Em todos os modelos de negócios, há um funil de marketing. Antes de um cliente fazer uma compra, ele quer saber que está fazendo a escolha certa. É importante que eles sintam lealdade ou confiança em seus negócios. Então, antes que eles comprem, você tem que levá-los através das etapas de convencê-los a comprar.
A partir do momento em que descobrem o seu negócio, o cliente está no seu funil de marketing. Cada funil de marketing é diferente, mas geralmente se concentra em conscientizar as pessoas sobre seu produto, familiarizando-se com seus produtos ou serviços, avaliando as respostas às suas ofertas e concluindo a conversão.
Se você não tiver um funil de marketing bem estruturado, com a definição dos estágios necessários para fazer com que as pessoas passem por ele, você não terá tanto sucesso ao fazer vendas. Organize sua estrutura de marketing para identificar padrões de como as vendas acontecem com sua empresa.
7) Seu website não é compatível com dispositivos móveis
Computadores desktop estão lentamente dando lugar à força de telefones celulares e outros dispositivos portáteis quando se trata de e-commerce. A maioria das compras feitas on-line foi feita em dispositivos móveis em 2018. Espera-se que esse número aumente à medida que mais pessoas acessam a internet por meio de seus telefones. Assim, é absolutamente imperativo que você torne o seu site de vendas responsivo a dispositivos móveis. Caso contrário, você pode estar perdendo uma enorme quantidade de vendas.
Isso pode parecer muito trabalho, mas vale a pena. Pode ser necessário ajustar o alinhamento e adaptar os elementos visuais das suas páginas para diferentes dimensões. Algumas empresas até simplificam seu site para facilitar a navegação por meio de um dispositivo móvel.
Diagnosticar por que sua empresa não está gerando os números que você está procurando não precisa ser adivinhação. Essas dicas e ferramentas podem ajudá-lo a dar caminhos para corrigir problemas comuns. Todas essas dicas resumem-se a uma coisa: o cliente. Você precisa tornar o processo o mais fácil e agradável possível para eles. Depois de ter feito isso, você é obrigado a ver os resultados.