Ano após ano, os profissionais de marketing afirmam que o blog é uma estratégia “obrigatória” para os pequenos empresários. E os números não mentem:
- Empresas com blogs têm 97% mais inbound links;
- Os profissionais de marketing que usam blogs obtêm 67% mais leads do que aqueles que não usam.
- 81% dos consumidores on-line confiam em informações e conselhos de blogs.
Para pequenas empresas, no entanto, o tempo e os recursos necessários para manter um blog de negócios podem superar os benefícios. Quando você está atendendo clientes, encontrar alguns minutos no seu dia para escrever, publicar e compartilhar artigos pode ser uma tarefa cansativa. E pior: mesmo se você achar tempo para a tarefa, seus esforços de promoção podem ser insuficientes.
Mas o esforço ainda é válido?
Com certeza.
Cinco anos atrás, blogs de negócios foram a solução para uma série de problemas de SEM. Um conteúdo atualizado regularmente é atraente para o Google e ajuda a impulsionar seu website para o topo dos resultados de pesquisa. Cada postagem de blog é uma oportunidade para que mais clientes em potencial descubram seu negócio e entendam melhor sua experiência no setor. O novo conteúdo do blog impulsiona a estratégia de mídia social, criando infinitas oportunidades de atomização de conteúdo e distribuição de tamanho reduzido. Além disso, deve-se lembrar que a Internet atualmente está inundada de conteúdo. Com milhões de peças publicadas a cada dia, a distribuição de conteúdo eficaz tornou-se o nome do jogo.
Investir em um blog da empresa – mesmo que o alcance do blog permaneça baixo – ainda pode render dividendos. E aqui está o porquê.
Defina (e prove) seus conhecimentos
Não presuma que o único lugar em que seu blog se encaixa no seu ciclo de vendas é a geração de leads. Os blogs também podem ajudar a fechar o negócio. Durante a fase de “avaliação” do ciclo de vendas, os clientes em potencial acessarão seu website para saber mais sobre sua empresa. Talvez um lead tenha conhecido você em uma conferência de negócios ou evento de networking. Quando o seu blog está repleto de conteúdo que demonstra o pensamento, a abordagem e a especialização do seu setor, o líder se sentirá mais confiante ao selecionar sua empresa como o provedor de soluções. Um blog vazio não prejudicará necessariamente suas chances, mas também não ajudará.
Aumento nas fileiras do (Google)
O Google adora conteúdo novo e continua a refinar seu algoritmo para incorporar uma variedade de diferentes sinais de “frescor”. E não, você não pode simplesmente colocar qualquer coisa no seu blog. O conteúdo ainda precisa ser relevante, envolvente e útil.
Fortalecer a autoridade de palavras-chave
É uma matemática simples: quanto mais conteúdo de qualidade você publicar com as principais frases-chave mais páginas serão levarão ao seu site. Ao oferecer o Google, um fluxo constante de novos conteúdos continuará empurrando suas páginas para o topo dos resultados de pesquisa, melhorando sua credibilidade e relevância. Postar um novo blog solicita que o Google rastreie seu site novamente, aumentando sua relevância para termos de pesquisa específicos. Claro, o número de pessoas lendo cada postagem do blog pode ser baixo, mas se as postagens ajudarem a aumentar a classificação geral do site, isso direcionará mais tráfego para sua página inicial e, consequentemente, mais leads.
Seja técnico: seu blog não é um lugar para generalizações
Não tenha medo de ser altamente específico para o seu público! Por exemplo, o escritório de advocacia Skillern Firm, com sede em Houston, publicou recentemente um artigo detalhado sobre como o apoio à criança é calculado no Texas. A maioria das pessoas procurará na Internet por essa informação? Não. Mas aqueles que estão procurando por ele vão conseguir o que precisam. O post estabelece a empresa como uma autoridade sobre este assunto, tanto para as pesquisas de palavras-chave e conhecimento especializado.
Resumindo:
Se você está lutando para gerar leads ou fechar negócios, um blog de negócios não será uma solução única para todos os problemas de marketing. Mas pode desempenhar um papel importante no apoio à sua geração de leads e esforços de liderança de pensamento – mesmo que apenas algumas pessoas estejam lendo seu conteúdo. (Mesmo!)
Se o blog se sentir como um peso sobre os ombros, simplifique o processo. Uma vez por mês, reserve uma manhã ou tarde para trabalhar no blog. Realize pesquisas preliminares com palavras-chave para identificar pesquisas de tendências relevantes para o seu setor. Crie uma lista de ideias de tópicos que misturam conteúdo perene (por exemplo, “10 melhores práticas”) com peças de tópicos (por exemplo, comentários sobre uma história recente da indústria, publicação ou estudo). Por fim, redija algumas dessas peças e agende-as para publicação.
Ainda assim, não consegue encontrar tempo para criar seu conteúdo? Considere trabalhar com um escritor freelancer para alavancar seus blogs. O investimento é mínimo e o retorno pode ser enorme para o seu negócio.