Para vender produtos, você primeiro precisa reunir leads relevantes. Nesse momento, uma ferramenta de CRM pode ser incrivelmente valiosa para ajudá-lo a reunir informações sobre clientes em potencial, de forma a criar processos de venda muito mais eficientes.
No entanto, apenas possuir uma ferramenta de CRM não é a estratégia. A ferramenta sozinha não fará o trabalho por você. Pensando nisso, você precisa comercializar seus negócios de uma maneira que chame a atenção das pessoas. Assim, uma vez que o consumidor der o primeiro passo, seja se inscrevendo em sua lista de e-mails ou tirando proveito de uma oferta, seu CRM pode tomar conta do resto. A questão principal, nesse caso, é chamar a atenção do cliente em potencial.
Deseja então gerar mais leads? Aqui estão algumas maneiras de usar seu CRM em todo o seu potencial.
1. Crie sua estratégia de marketing de entrada
Antes que seu CRM possa coletar e organizar dados sobre clientes em potencial, primeiro você precisa atraí-los para o seu negócio de alguma forma. Você pode:
- Interagir com eles em mídias sociais;
- Chamar a a atenção de consumidores com publicações uteis em seu blog ou qualquer outro tipo de presença digital;
- Oferecer um ebook ou recurso grátis;
- Fazer com que eles se inscrevam na sua lista de e-mails mensais.
A chave é oferecer a eles algo de valor para que eles decidam dar o primeiro passo. Se você quiser que as pessoas se inscrevam na sua lista de e-mail, ofereça cupons exclusivos ou um recurso gratuito.
Depois de obter as informações, o CRM pode ajudá-lo a qualificá-las e trabalhá-las no seu funil de vendas.
2. Aprenda sobre seus clientes
Para vender efetivamente a cada cliente, o ideal é obter mais informações do que apenas um nome e endereço de e-mail. Seu CRM também pode ajudá-lo a personalizar ofertas com base em como os clientes interagiram com sua empresa.
Você pode oferecer um e-book gratuito sobre três assuntos diferentes – um para marketing, um para vendas e outro para SEO, por exemplo. Com base no que cada cliente escolhe, você pode criar ofertas futuras com base nessas informações. Para uma empresa de marketing que oferece serviços em todas essas áreas, enviar ofertas personalizadas para clientes que demonstraram interesse em uma área específica pode ser muito mais eficaz do que enviar mensagens para todos os seus leads constantemente.
3. Cultive esses leads
A partir daí, cabe a você transformar essas informações em vendas. O CRM lida com as partes iniciais do processo. Ele também pode ajudá-lo a enviar comunicações e ofertas que qualificam os leads que provavelmente serão adquiridos. Dessa forma, você e sua equipe têm mais chances de concluir a venda.
É para isso que serve a automação – ela ajuda a gerar leads e a encontrar boas oportunidades para que você possa gastar seu tempo e esforço levando esses leads qualificados pelo processo de vendas. Crie ofertas, responda a perguntas e trate de preocupações. Depois que o CRM o ajuda a determinar quais leads valem a pena considerar, a busca passa para um lugar mais pessoal.
Um último ponto: a automação pode ajudá-lo a restringir os leads que devem ser seguidos, mas NÃO substitui a necessidade do toque humano quando se trata de clientes em potencial. Lembre-se de que transformar esses leads em clientes de longo prazo e criar relacionamentos depende inteiramente de você e de sua equipe.
Próximos passos:
1. Estabeleça seu plano. Crie uma estratégia de marketing abrangente que ofereça valor aos clientes em potencial.
2. Reúna seus dados. Comece a coletar suas informações com o seu CRM e qualifique os leads com probabilidade de compra.
3. Segmente seus leads. Use ferramentas de segmentação para personalizar ofertas para clientes específicos.