Inovação em Recursos Humanos?

As mudanças radicais ocorrendo no mercado de trabalho atual vêm exigindo uma rápida adaptação nas atividades de Recursos Humanos das empresas. As transformações nos perfis de candidatos e vagas trazem desafios para lidar com novas variáveis e quantidade de informações. As mudanças no cenário competitivo exigem o desenvolvimento de novas capacidades entre colaboradores. Anseios e demandas de uma nova geração de profissionais trazem desafios para mudança de processos internos e clima organizacional.

Novos problemas requerem novas formas de fazer as coisas. Por esse motivo, a área de Recursos Humanos vem se transformando em um “prato cheio” para empreendedores e startups trazendo soluções inovadoras para as empresas. Em muitas delas, se destaca a forte utilização de inteligência artificial (IA) para lidar com o volume de informações de forma mais automatizada, inteligente e ágil.

Veremos a seguir alguns exemplos práticos de novas soluções ligadas a algumas das áreas de atuação mais cruciais do profissional de RH: recrutamento e seleção, retenção de talentos e treinamento e desenvolvimento.

Recrutamento e Seleção

Com o processo crescente de globalização de mercados, expansão de canais de comunicação e mudanças nos perfis de vagas, a função de Recrutamento e Seleção vem enfrentando crescentes dificuldades para gerenciar a quantidade de candidatos e complexidade de posições existentes. Como resultado, muitas vagas são preenchidas de forma inadequada, contribuindo para um alto turn-over e aumento de insatisfação no quadro de funcionários.

Dentre algumas das principais dificuldades enfrentadas, está a complexidade na organização e análise de informações; a morosidade na conclusão de diferentes etapas do processo; a influência de critérios de seleção subjetivos e enviesados e os baixos índices de adequação de perfis de candidatos a vagas.

Para vencer essas barreiras de forma mais efetiva, cada vez mais soluções digitais vêm utilizando Inteligência Artificial (IA) como forma de tornar esse processo mais automatizado, preciso e inteligente. Abaixo destaco alguns exemplos de empresas que estão buscando prestar serviços diferenciados através de tecnologias de IA:

Applied: efetividade 2-4x maior na seleção de talentos

Applied é uma plataforma de recrutamento online que utiliza um processo robusto de análise de dados e automação para o processo de mapeamento e seleção dos melhores talentos. Através da realização de testes personalizados para cada tipo de vaga, a empresa alega conseguir aumentar de 2-4x a previsão de sucesso na seleção dos melhores talentos. Outras features interessantes da plataforma são um assistente digital para desenvolvimento de descritivos de vagas mais efetivos e um processo automatizado de feedback a candidatos durante todo o processo.

Pymetrics: maior adequação de candidatos a empresas

A principal proposta da Pymetrics é oferecer o melhor match possível entre candidato e empresa. Para obter isso, a empresa mescla conhecimentos em ciência comportamental e Inteligência Artificial para criar algoritmos automatizados que conectem candidatos com as vagas mais adequadas a seus perfis. Através de atividades gamificadas, a empresa avalia os potenciais cognitivos e emocionais dos usuários – ao invés de somente suas experiências profissionais – sugerindo, assim, candidatos mais adequados e com menor viés para as empresas. 

Retenção de talentos

A retenção de talentos vêm sendo um dos grandes desafios do novo ambiente corporativo. Os altos índices de turnover ou rotatividade de empregados prejudicam de forma substancial o clima da empresa assim como a produtividade do negócio.

Os motivos que fazem com que profissionais deixem seus postos são diversos, desde o excesso de burocracia interna e baixa adaptação ao ambiente da empresa, até problemas de relacionamento entre membros de equipe ou baixa sensação de desafio.

Mas o que impede ou dificulta as empresas a remediar esse tipo de problema? Em alguns casos, existem empresas em que a alta gerência não possui qualquer conhecimento ou visibilidade sobre o clima entre funcionários. Em outros casos, a empresa atua de forma lenta e burocrática na resolução dos principais atritos. Por fim, existem situações nas quais a empresa não possui a habilidade necessária para diagnosticar e/ou solucionar os reais drivers da rotatividade dos colaboradores.

Com base nesse cenário, algumas empresas estão buscando endereçar essas dores através de soluções digitais inteligentes e automatizadas que propõem dar suporte a setores de RH dentro de diferentes perfis de empresa. Seguem abaixo alguns exemplos dessas soluções:

Peakon: insigths sobre engajamento de funcionários em minutos

A Peakon é uma plataforma de engajamento de funcionários que coleta feedback de colaboradores via web, SMS ou quiosques digitais. Através de uma metodologia proprietária, a empresa analisa as informações em real-time e oferece insights relacionados ao engajamento de funcionários em minutos via um dashboard. Com base nos resultados obtidos, a empresa oferece um treinamento customizado a gerentes com intuito de solucionar de forma efetiva os principais problemas apontados por funcionários.

Culture Amp: prescrição de soluções em área de maior impacto

Reforçar a cultura organizacional através uma poderosa análise de dados e plano de ação é a principal proposta da Culture Amp. Através de diferentes formatos de pesquisa desenvolvidos por psicólogos organizacionais e cientistas de dados, a empresa coleta e processa o feedback de colaboradores. Através de um dashboard inteligente, líderes e gerentes recebem resultados em real-time com a prescrição de soluções e foco em áreas que podem gerar um maior impacto positivo para cada problema. Um dos diferenciais da solução está na grande base de dados que oferece a possibilidade de comparação de resultados com outras empresas e avaliação das soluções mais efetivas.

Treinamento e desenvolvimento

Com as rápidas mudanças no cenário competitivo e no mercado de trabalho, capacitar e reciclar funcionários passou a ser uma das responsabilidades mais fundamentais da área de RH das empresas.

Ainda assim, muitas empresas tradicionais possuem dificuldades em realizar esse processo de forma ágil e efetiva por uma combinação de motivos. Muitas vezes, os formatos e rotinas de treinamento são inadequados por uma falta de compreensão sobre o perfil e o melhor contexto de aprendizado para os colaboradores. Em outras situações, a criação de modelos únicos de treinamento para uma grande quantidade de funcionários não leva em consideração suas necessidades individuais nem um critério de priorização de posições que necessitam de maior atenção.

Buscando solucionar essas dificuldades, algumas empresas têm oferecido soluções diferenciadas de Learning Management System (LMS) – um ambiente virtual de aprendizagem com curadoria de conteúdos e suporte na tomada de decisões estratégicas sobre as necessidades de treinamento dos colaboradores de uma empresa. Aqui estão alguns exemplos:

Axonify: treinamentos personalizados de 2 a 3 minutos

A Axonify é uma plataforma de “microlearning” ou microaprendizagem corporativa que se propõe a dar suporte a colaboradores na execução das tarefas mais relevantes todos os dias. Apoiada por algoritmos proprietários de análise de dados e machine learning, a empresa desenvolve treinamentos personalizados e adaptáveis de 2 a 3 minutos, com conteúdos práticos e focados nas áreas mais importantes de desenvolvimento de cada funcionário.

Better Up: coaching online e personalizado

Conectar funcionários com coaches de carreira e liderança em um ambiente online é a principal proposta de valor da Better Up. Semelhante a outras ferramentas, através da análise de dados originadas por avaliações pessoais com funcionários, a empresa identifica dentro da organização que colaboradores mais se beneficiariam de sessões de coaching exclusivas. A partir daí a empresa desenvolve planos personalizados de treinamento com sessões one-to-one semanais de 30 minutos com coaches de diferentes especialidades.

O futuro do RH é mais automatizado e digital

É evidente que a utilização de novas tecnologias será crucial para gerenciar a variedade e complexidade de demandas da área de Recursos Humanos no futuro. Estamos vivendo apenas o início de um ciclo de inovações voltado a dar suporte a atividades de recrutamento, treinamento e engajamento. É possível dizer, no entanto, que a utilização de tecnologias de inteligência artificial continuará tendo um papel crucial para a análise e processamento de dados, geração de insights e prescrição de soluções mais efetivas para a gestão de pessoas nas empresas. Os profissionais de RH que mais se adaptarem e tirarem vantagem dessa nova realidade sairão na frente.

Deixe um comentário