Matriz BCG: Como identificar oportunidades de negócios?

Os principais modelos de negócios são baseados no fornecimento de produtos ou serviços, mas também tentam identificar alterações nas ofertas que manterão a empresa lucrativa no futuro. Os produtos mais lucrativos são fáceis de identificar no momento, mas uma boa estratégia de negócios é fazer uma pergunta a si mesmo: “mas como será no futuro?”

Criada pelo Boston Consulting Group, a matriz BCG – também conhecida como matriz de participação no crescimento – fornece uma estratégia para analisar produtos de acordo com o crescimento e a participação relativa de mercado. O modelo BCG é usado desde 1968 para ajudar as empresas a obter ideias sobre quais produtos os ajudam a capitalizar as oportunidades de crescimento de participação de mercado e a proporcionar uma vantagem competitiva.

Continue lendo o nosso artigo e entenda um pouco mais sobre este modelo!

Criando sua matriz

Para analisar sua própria empresa, primeiramente você vai precisar de dados sobre a participação relativa do mercado e a taxa de crescimento de seus produtos ou serviços.

Ao examinar o crescimento do mercado, você precisa determinar objetivamente sua vantagem competitiva em relação ao seu maior concorrente e pensar em termos de crescimento nos próximos três anos. Se o seu mercado é extremamente fragmentado, no entanto, você pode utilizar a sua participação de mercado absoluta.

Em seguida, você pode desenhar a matriz BCG ou encontrar um programa de modelo de matriz BCG online. Existem vários gratuitos, disponíveis para assinatura ou que fazem parte de outro programa de gráficos.

Neste modelo de matriz BCG de quatro quadrantes, a participação de mercado é mostrada na linha horizontal (canto inferior esquerdo, canto superior direito) e a taxa de crescimento é encontrada ao longo da linha vertical (cantos inferior e superior). Os quatro quadrantes são designados Estrela (canto superior esquerdo), Ponto de interrogação (canto superior direito), Vaca Leiteira (canto inferior esquerdo) e Abacaxi (canto inferior direito).

Coloque cada um de seus produtos no quadrante apropriado, com base na classificação em participação de mercado e crescimento. O local em que você escolhe definir a linha divisória entre cada quadrante depende, em parte, de como sua empresa se compara à concorrência.

Aqui está um detalhamento de cada quadrante da matriz BCG:

Estrela

As unidades de negócios ou produtos que têm a melhor participação de mercado e geram mais dinheiro são consideradas estrelas. Monopólios e produtos de primeira colocação no mercado são frequentemente chamados de estrelas. No entanto, devido à sua alta taxa de crescimento, as estrelas consomem grandes quantidades de dinheiro. Isso geralmente resulta na mesma quantia de dinheiro entrando e saindo. As estrelas podem eventualmente se tornar vacas leiteiras se sustentarem seu sucesso até um momento em que um mercado de alto crescimento desacelera. Um princípio fundamental da estratégia de crescimento do BCG é que as empresas invistam em estrelas.

Vaca leiteira

Uma vaca leiteira é líder de mercado e gera mais dinheiro do que consome. São unidades de negócios ou produtos com alta participação de mercado, mas com baixas perspectivas de crescimento. Segundo o NetMBA (centro de conhecimento de negócios norte-americano), as vacas leiteiras fornecem o dinheiro necessário para transformar um ponto de interrogação em líder de mercado, cobrir os custos administrativos da empresa, financiar pesquisa e desenvolvimento, atender à dívida corporativa e pagar dividendos aos acionistas. As empresas são aconselhadas a investir em vacas para manter o atual nível de produtividade ou “ordenhar” os ganhos passivamente.

Abacaxi

Os abacaxis são unidades ou produtos com baixa participação de mercado e baixa taxa de crescimento. Frequentemente “empatam”, ou seja, nem ganham, nem consomem muito dinheiro. São considerados armadilhas de dinheiro porque as empresas têm verbas presas neste quadrante, mesmo que elas não tragam nada em troca. Essas unidades de negócios são as principais candidatas à alienação.

Pontos de interrogação

Os pontos de interrogação têm grandes perspectivas de crescimento, mas baixa participação de mercado. Eles consomem muito dinheiro, mas trazem pouco em troca. No fim das contas, pontos de interrogação perdem dinheiro. No entanto, como essas unidades de negócios estão crescendo rapidamente, elas podem se transformar em estrelas em um mercado de alto crescimento. As empresas são aconselhadas a investir em pontos de interrogação se o produto tiver potencial de crescimento, ou o vender se não tiver.

Conseguiu entender melhor sobre o quadrante da matriz BCG? Com estes conceitos em mãos, já é possível entender como os seus produtos e serviços são qualificados dentro da sua empresa, e como cada um pode ajudar o seu negócio a crescer. No texto da semana que vem, daremos um novo passo e entenderemos como a matriz BCG pode ser utilizada para criar estratégias internas e avaliar o seu negócio objetivamente. Não perca!

Deixe um comentário