A matriz GE McKinsey

Este artigo explica a Matriz da GE McKinsey de maneira prática. Após a leitura, você entenderá o básico dessa poderosa estratégia de marketing e ferramenta de análise de portfólio de produtos.

O que é a matriz GE McKinsey?

Na década de 1970, a General Electric (GE) contratou a McKinsey & Company para desenvolver uma matriz de análise de portfólio para a triagem de suas unidades de negócios. Essa matriz é uma variante da análise de portfólio do Boston Consulting Group (BCG).

Portfólio

A GE McKinsey Matrix compara grupos de produtos com relação à atratividade do mercado e poder competitivo. Outro nome para este tipo de leitura é análise de portfólio. As carteiras de negócios consistem em todas as combinações de produtos e/ou serviços oferecidos ao mercado e grupos-alvo. Originalmente, essa matriz fazia uma análise da composição do portfólio de unidades de negócios da GE, mas posteriormente se mostrou muito útil em outras empresas.

Matriz

A matriz GE McKinsey compreende dois eixos. A atratividade do mercado é representada no eixo y e a competitividade e a competência da unidade de negócios são plotadas no eixo x. Ambos os eixos são divididos em três categorias (alta, média, baixa), criando assim nove células. A unidade de negócio é colocada dentro da matriz usando círculos. O tamanho do círculo representa o volume da rotatividade.

A porcentagem da participação de mercado é inserida no círculo. Uma seta representa o curso futuro da unidade de negócios.

Fatores da matriz da GE McKinsey

É possível determinar com antecedência se um mercado é atraente o suficiente para entrar na matriz. Esta tarefa pode ser realizada através da utilização dos seguintes fatores:

  • Tamanho do mercado;
  • Taxa de crescimento histórico e esperado do mercado;
  • Desenvolvimento de preços;
  • Ameaças e oportunidades (componente da análise SWOT);
  • Desenvolvimentos tecnológicos;
  • Grau de vantagem competitiva.

Outros fatores são usados ​​para determinar a competitividade:

  • Valor das competências essenciais;
  • Ativos disponíveis;
  • Reconhecimento e força da marca;
  • Qualidade e distribuição;
  • Acesso a recursos financeiros internos e externos.

BCG vs McKinsey

A GE McKinsey Matrix tem uma forte semelhança com a BCG Matrix, apesar de algumas diferenças estarem bem marcadas.

A Matriz da GE McKinsey não considera apenas o crescimento, mas principalmente a atratividade do mercado. Além da participação de mercado, a GE McKinsey Matrix também considera a força de uma unidade de negócios. Em vez das quatro células criadas na matriz BCG, a GE McKinsey Matrix cria nove células.

Aplicação

Três estratégias diferentes podem ser distinguidas e adotadas usando a Matriz GE McKinsey:

  • Investir / crescer

O crescimento é facilitado pela expansão do mercado ou por investimentos.

  • Aguardar

Fazendo investimentos cuidadosos, o mercado atual é consolidado.

  • Colher / vender

Não há investimentos extras, mas principalmente o foco na maximização de retornos. Atribuindo um peso a cada fator, a Matriz GE McKinsey pode ser usada com mais eficiência. Com base nesses pesos, as pontuações de competitividade e atratividade do mercado podem ser calculadas com mais precisão para cada unidade de negócios.

Como configurar uma matriz GE McKinsey

Essa análise é caracterizada por sete etapas. Aqui elencamos cada uma delas:

1 – Defina as combinações de mercado do produto (PMCs). Quem são os clientes de uma organização e quais são seus produtos e/ou serviços?

2 – Defina os aspectos que determinam a atratividade do mercado. Certos fatores de peso podem ser atribuídos a certos aspectos. A atratividade do mercado é um fator crítico que deve ser considerado com cuidado.

3 – Defina os aspectos que determinam o poder competitivo das organizações.

4 – Atribua pontuações aos diferentes PMCs. Faça isso utilizando o trabalho de pessoas de dentro e fora da organização. Isso garantirá uma representação justa.

5 – Calcule as pontuações finais. Ao compará-las, pensando na atratividade do mercado e poder competitivo com a pontuação máxima, é possível determinar sua posição na matriz.

6 – Desenhe a atratividade do mercado de matrizes e plotagens no eixo x e potência competitiva no eixo y. Quanto maior o volume na rotatividade de um PMC, maior o círculo.

7 – Avalie e discuta. A matriz pode servir de base para uma discussão sobre decisões estratégicas.

Futuro

Tanto a matriz GE McKinsey quanto a matriz BCG fornecem boas projeções sobre os desenvolvimentos futuros de uma organização. Mas você decide qual será a melhor para o seu negócio.

Agora é a sua vez. O que você acha? A GE McKinsey Matrix é aplicável na economia e no marketing modernos de hoje? Qual a sua experiência com a sua criação? Quais são as suas recomendações / sugestões que você gostaria de compartilhar para ajudar outras pessoas?

Compartilhe sua experiência e conhecimento. E se você gostou deste artigo, assine nossa newsletter. Você também pode encontrar-nos no Facebook e no LinkedIn!

Deixe um comentário