Como delegar tarefas de forma eficaz (e por que é importante)

Delegar tarefas parece fácil – e outras pessoas que conseguem fazê-lo bem fazem com que pareça fácil – mas passar o bastão de maneira eficaz exige muita confiança, comunicação e coordenação. Ainda assim, se você aprender a delegar – e se o faz bem – todos na sua equipe se tornarão vencedores. 

Para saber mais sobre o assunto, acesse o artigo que preparamos. Acompanhe!

Por que é importante delegar?

Como líder, delegar é importante porque você não pode – e não deve – fazer tudo sozinho. A delegação capacita sua equipe, cria confiança e auxilia no desenvolvimento profissional,  e, para os líderes, ajuda a identificar quem é o profissional mais adequado para lidar com certas tarefas ou projetos.

É claro que delegar tarefas pode aliviar sua carga de trabalho, mas, de acordo com o Dr. Scott Williams, professor da Universidade Estadual de Wright nos EUA, delegar faz muito mais do que apenas tirar alguns pesos das costas. Por um lado, as pessoas que trabalham para você serão capazes de desenvolver novas habilidades e adquirir conhecimentos, o que as prepara para mais responsabilidades no futuro.

A delegação também pode ser um sinal claro de que você respeita as habilidades de seus subordinados e confia na competência deles. Os funcionários que sentem que são confiáveis ​​e respeitados tendem a ter um nível mais alto de comprometimento com o trabalho, a organização e, principalmente, com os gerentes”.

Por que alguns gerentes não conseguem delegar?

Embora os benefícios de delegar sejam óbvios e abundantes, muitos gerentes ainda não conseguem delegar de maneira eficaz. A realidade é que existem vários mitos e concepções errôneas sobre delegação que podem tornar alguns líderes cautelosos em entregar o trabalho a outros.

  • Muitos pensam que delegar é apenas passar o trabalho para outra pessoa

Os gerentes freqüentemente confundem delegação com dispensa do trabalho. Portanto, muitos concentram em si as tarefas e acabam perdendo tempo e recursos da empresa. A delegação pode ser uma chance de tornar as cargas de trabalho mais gerenciáveis, mas mais do que isso, pode oferecer oportunidades de ensino realmente valiosas para seus funcionários.

Delegação não é um sinal de fraqueza; é um sinal de um líder forte.

  • Muitos acham que podem fazer melhor

Um estudo descobriu que dois processos psicológicos tornam as pessoas mais relutantes em delegar trabalho:

1 – O efeito de auto-aprimoramento, que é a tendência de um gerente de avaliar um produto de trabalho de forma mais efetiva, quanto mais envolvido ele estiver na produção

2 – O efeito “confiança no controle”, que é quando as pessoas tendem a pensar que o trabalho realizado sob o controle de um supervisor é melhor do que o trabalho realizado sem tanta supervisão.

Sabendo disso, preste mais atenção nos vieses do seu trabalho. Eles podem ser um sinal de que você precisa criar mais confiança dentro de sua equipe.

  • Muitos não querem descentralizar o controle

“Abandonar” um trabalho pode ser um desafio, mas é importante aceitar que você não pode fazer tudo sozinho. Desistir de ser o especialista requer muita confiança e perspectiva, mesmo nos ambientes mais saudáveis ​​Lembre-se de que sua equipe deseja fazer um bom trabalho e ter sucesso, assim como você. Se seus funcionários tiverem sucesso, você terá sucesso.

As pessoas raramente o decepcionarão se entenderem que seu destino está nas mãos deles – e vice-versa”. Eles estão preocupados em delegar mais tempo do que apenas fazer o trabalho.

Outra barreira comum à delegação é que pode levar mais tempo para ensinar outra pessoa a executar uma tarefa do que apenas você mesmo. E, embora isso possa ser verdade na primeira vez em que você delega a tarefa, com o andar da carruagem, o tempo que você precisa dedicar a essa tarefa diminui porque você não precisa se envolver com ela.

Imagine que você levará oito horas para orientar alguém em uma tarefa que você deve concluir toda semana. Normalmente, leva uma hora para concluir a tarefa. Depois de oito semanas após o treinamento de outra pessoa, você recuperará o tempo gasto no treinamento e agora terá uma hora extra por semana. Com essa hora extra, você pode se concentrar em trabalhos mais importantes, como estratégia, treinamento ou desenvolvimento – o que os líderes devem fazer.

Como saber quando delegar é apropriado

Outra barreira comum à delegação é que os líderes não têm certeza de quais tarefas devem ou não delegar. Na carga de trabalho de todos os gerentes, principalmente os novos, existem tarefas prováveis ​​que você deve executar e tarefas que deve delegar.

Você pode então realizar uma auditoria de suas tarefas usando as regras abaixo para descobrir quais de suas tarefas devem ser delegadas:

  • Minúscula: pequenas tarefas são coisas que levam apenas uma pequena quantidade de tempo para serem concluídas, mas aumentam com o tempo. Isso pode ser algo que um assistente poderia fazer: agendar reuniões, reservar voos para viagens de negócios ou excluir e-mails de spam / marketing da sua caixa de entrada.
  • Tediosa: tarefas tediosas são tarefas irracionais, como copiar e colar informações de lead da sua ferramenta de automação de marketing no seu CRM. Tarefas tediosas exigem pouca habilidade e podem ser facilmente delegadas.
  • Demorada: tarefas demoradas são oportunidades para dividir o trabalho em partes menores e delegar partes do trabalho a outras pessoas. Se você executar uma tarefa regularmente que leva muito tempo, procure oportunidades para entregar segmentos dessa tarefa a outras pessoas.
  • Ensinável: você tem tarefas em seu prato que você poderia facilmente ensinar a alguém a concluir? Se uma tarefa é inteiramente ensinável – se não requer conhecimentos que somente você pode fornecer – é um candidato que vale a pena delegar.
  • Terrível em: talvez você não tenha habilidades de design, por isso leva seis vezes mais tempo para criar gráficos para as postagens do seu blog do que um designer profissional. É melhor delegar essa tarefa a alguém mais equipado para fazer o trabalho de maneira rápida e eficaz.
  • Sensibilidade ao tempo: talvez seja melhor se você lida com todas as tarefas pertencentes a um projeto com sensibilidade ao tempo, mas se você não tiver tempo para concluir tudo por conta própria, é hora de encontrar maneiras de delegar partes dessa tarefa para outros membros da sua equipe.

Além disso, pode ser necessário delegar tarefas que você gosta de fazer, mas que não fazem mais parte do seu trabalho.

Se você assumiu recentemente uma função de liderança, pode ter projetos de estimação de seus dias como colaborador individual, mas se agora é tarefa de outra pessoa concluir essas tarefas, é hora de delegar e ensinar essa pessoa a fazer isso por você.

No artigo da semana que vem abordaremos como você pode delegar as tarefas para seus funcionários de forma rápida e eficaz. Não deixe de acessar o nosso blog!

Deixe um comentário