Balanço negativo? Entenda como e por que contratar um contador

Muitos empresários optam pelo uso de aplicativos ou simples tabelas para controlar suas finanças. Ainda que essa seja uma opção que proporcione a participação maior do empreendedor, softwares só podem atender a comandos – e nem todo mundo tem o conhecimento completo do que precisa ser feito, mês a mês. Nesse sentido, poucos profissionais são tão importantes quanto o contador.

É fundamental para qualquer empresa contar com a orientação de um contador preparado, que vai sugerir ações para a sobrevivência financeira do negócio, desde a revisão de contas, até o arquivamento de documentos fiscais. O conselho crítico que um contador tem a oferecer para uma companhia pode ser o diferencial para o sucesso ou fracasso do empreendimento, já que sua experiência é fundamental na tomada de decisões. À medida que a empresa cresce, sua cuidadosa observação se torna ainda mais necessária.
Mas quais funções de um contador são tão determinantes para o sucesso de uma organização? Entenda alguns exemplos:

  • Identificar as deduções fiscais que uma empresa pode acessar, por direito;
  •  Elaborar os relatórios financeiros necessários para a obtenção de empréstimos e investimentos;
  • Preparar declarações fiscais de forma rápida e precisa;
  • Orientação nas alterações de legislação;
  • Suporte ao cliente nas questões fiscais, incluindo a fiscalização;
  • Apuração de impostos;
  • Cálculo da folha de pagamento.

Sabendo das atribuições desse tipo de profissional, é possível determinar como a sua empresa vai se beneficiar com a sua contratação. Lembre-se que as necessidades específicas do seu negócio é que definirão o tipo de profissional mais adequado para o serviço.

Em geral, a maior parte das empresas procura escritórios de contabilidade para o cálculo de folha de pagamento e apuração de impostos. Para esse tipo de serviço, a contabilidade, geralmente, recolhe todas as informações corporativas referentes àquele mês, para que possa oferecer os resultados esperados.  Assim, é necessário que o contador contratado apresente alto nível de organização, esteja ciente de todas as operações da companhia e, principalmente, esteja envolvido no cotidiano empresarial, mesmo que seja terceirizado. O envolvimento com o ambiente da empresa gera um maior entendimento das transações que ali acontecem e possibilita a configuração de operações comerciais mais certeiras. Por isso, na seleção, escolha os profissionais que oferecem maior atenção e presença no cotidiano do negócio.

Muitas empresas também procuram contadores para tomar conhecimento das deduções que podem acessar. Para esse tipo de serviço, é fundamental que o profissional contratado saiba lidar com as necessidades específicas de cada ramo. Um contador que trabalha com clientes especializados, possuirá conhecimento focado e atualizado, o que gera oportunidades para o empresário, que pode tirar proveito de isenções fiscais e deduções disponíveis para a sua área de atuação. Além disso, o contador que se envolve em campos mais detalhados saberá conduzir o negócio em situações de mudança na legislação tributária, à medida que forem acontecendo. Por isso, certifique-se de contratar um contador que tenha a capacidade de lidar com os requisitos contábeis específicos do seu ramo.

Vale lembrar que a contabilidade possui muitos termos técnicos. Entre o pagamento de uma conta e outra, é sempre bom adicionar termos ao seu vocabulário que o ajudarão a se familiarizar com a área contábil e a entender como andam as suas finanças. Por isso, encontre um contador que possa explicar tópicos fiscais complicados de forma acessível, com paciência e didatismo. Um profissional que o ajuda a entender os temas financeiros de forma fácil acaba o ajudando a entender melhor o próprio negócio. Tenha também em mente que o contador é a figura principal na elaboração de declarações fiscais, elaboração de balanços patrimoniais e outros relatórios financeiros. Quando chega a hora de acessar essas informações, o contador deve ser o primeiro a ser procurado. 

Uma vez definidas as necessidades, é hora de descobrir qual escritório contratar, certo? Como o contador é muito requisitado, muitos profissionais estão disponíveis no mercado, o que deve servir como um alerta para o contratante. Seja cauteloso e não contrate a primeira empresa que aparecer. Hoje em dia, o Google é uma das principais ferramentas na pesquisa de profissionais. Na internet, é possível encontrar vários candidatos apropriados para o cargo. No entanto, a pesquisa não precisa se limitar a apenas uma ferramenta. Referências pessoais podem ser muito úteis, ainda mais quando provenientes de profissionais que compartilham o mesmo ramo. Pedir referências a amigos, familiares e profissionais da área de finanças também é uma tática que complementa a busca e pode guiá-lo para a direção certa. Durante o processo da seleção, proponha um encontro com os candidatos para um maior entendimento de como o trabalho será estruturado e como se dará a troca de informações entre as duas partes, organizando o processo. O importante é explorar diferentes opções e encontrar aquela que melhor se encaixa à cada situação. 

Quanto ao pagamento, esse é um aspecto que muda, caso a caso. Alguns escritórios e profissionais trabalham com pagamentos mensais, outros de acordo com a demanda, e as taxas podem variar dependendo do nível do serviço oferecido. Em geral, contadores vão oferecer uma consulta para que vocês possam discutir as necessidades da situação. Esse é o momento em que o pagamento deverá ser abordado. Discuta também a periodicidade dos encontros e o tamanho e complexidade do serviço a ser executado. Essas informações são primordiais para que as reuniões futuras ocorram de forma transparente.

Um contador não oferece apenas tranquilidade no trato de suas finanças. Trabalhar com esse profissional é uma excelente decisão em longo prazo, que leva a um rápido crescimento e contínuo sucesso financeiro.

​Apesar de ser um investimento que demanda tempo, esforço e dinheiro, quando pensamos nos resultados futuros, a decisão é uma das melhores a serem consideradas por empreendedores. Sem arrependimentos

Deixe um comentário