Estratégias de branding que você pode usar
Você pode ter o melhor produto ou serviço, mas se os clientes não souberem quem você é ou o que você representa, o seu negócio está perdido. Aqui é onde branding se faz uma importante tática para pequenas e micro empresas. Branding é o processo de promover o nome da sua empresa e/ou produtos por vários meios. A estratégia permite que o público reconheça a sua empresa, lembrando que uma marca não é uma atividade única: ela deve ser continuamente trabalhada.
Noções básicas sobre branding
A sua meta principal ao iniciar o trabalho de branding é ganhar reconhecimento da marca para que o público possa identificar e lembrar dela facilmente. Isso é feito por meio de um nome memorável, logotipo, slogan e outros elementos que reforçam a marca da sua empresa.
Criando um plano de marca
Seu plano de branding deve incluir:
- Defina a sua identidade de marca: O que você quer que sua marca signifique? Adote cores que ajudem a definir sua marca, um logotipo reconhecível e facilmente identificado com sua empresa e talvez um slogan (por exemplo, Nike: Just Do It).
- Mantenha a sua campanha em movimento: Este é um empreendimento multifacetado, envolvendo estratégia e implementação. Por exemplo, você deseja um ótimo sinal para sua empresa que exiba claramente sua marca. Obviamente, o sinal é apresentado na frente de sua porta, na frente da loja ou em outras instalações. Mas também existem sinais portáteis disponíveis para outras atividades, como feiras e aparições em eventos locais.
- Promova a marca: Além de sua sinalização, cartões de visita e outros índices claros da sua marca, você precisa divulgar sua marca no mundo. Por exemplo, o patrocínio de eventos locais de caridade ou de atividades esportivas infantis é uma ótima maneira de gerar bom reconhecimento para sua marca.
- Proteja o seu nome: Uma marca com bom nome é vital para a receita da sua empresa. O investidor norte americano Warren Buffet uma vez disse que “levam-se 20 anos para construir uma reputação, mas apenas 5 minutos para destruí-la”. Dessa forma, não permita que erros graves desencadeiem publicidade ruim ou comentários errôneos nas mídias sociais, estragando o trabalho árduo realizado para a construção de sua marca. Seja vigilante no rastreamento da menção de sua empresa e seja proativo na proteção de sua marca.
- Orçamento para branding: O processo de branding não é barato. Os custos podem incluir honorários profissionais por conselhos de marcas especializadas, itens distribuídos em seu nome e logotipo, veiculações pagas em sites de mídia social e muito mais. Não tenha medo de investir para este fim.
- Reforce sua identidade de marca: Grandes empresas estão regularmente à vista do público e você também pode ser. Não poupe gastos na disseminação de sua empresa.
O processo de branding depende de consistência e repetição. Quanto mais você puder fazer para manter seu nome (favoravelmente) aos olhos do público, mais forte será o reconhecimento de sua marca.