A boa notícia é que os problemas de fluxo de caixa não estão totalmente fora de seu controle e também não são imprevisíveis. A previsão adequada do orçamento, juntamente com a compreensão dos sintomas que podem indicar problemas no fluxo de caixa, podem ajudá-lo a proteger sua empresa da dificuldade, indicando onde deverá ser feita o seu próximo investimento.
Se seu negócio está sofrendo de qualquer um dos cinco sintomas a seguir, problemas de fluxo de caixa podem estar no seu horizonte. Acompanhe o artigo que preparamos e entenda melhor!
Embora possa parecer ótimo estender linhas de crédito aos clientes, caso eles não paguem as suas faturas imediatamente (ou em dia), qual é o real objetivo dessa alternativa? Dessa forma, a receita não chega à empresa. Sim, suas contas a receber podem ser altas, mas o acesso a esse montante só chegará depois de um bom tempo.
Mas quem sabe quando, ou mesmo se ele realmente chegará? Quando suas contas a receber são altas, você está basicamente dando a seus clientes empréstimos sem juros. Não parece muito bom quando escrito forma, não é mesmo? Nesse contexto, para verificar se o seu negócio está indo bem na hora de cobrar as contas que você tem a receber, considere acompanhar o índice de rotatividade de recebíveis (vendas de crédito líquido sobre o saldo médio de contas a receber). Um índice baixo pode indicar que é hora de reavaliar como você está realizando os seus negócios.
Estoque em excesso
Pode parecer uma vantagem sempre ter um estoque expressivo, onde mercadorias nunca parecem faltar. No entanto, se a maioria de seus fundos estiver vinculada a esse inventário e seus clientes não forem o suficiente para adquirir todo o estoque, sua empresa poderá ter dificuldade em crescer até que as vendas sejam realizadas.
Para garantir que o negócio tenha os produtos que precisa para crescer e, ao mesmo tempo, tenha acesso à receita necessário quando a hora chegar, vale a pena verificar se é hora de revisar seus ciclos de pedidos, reconsiderar as quantidades de produtos que devem ser mantidas em estoque e fazer uso de ferramentas de otimização de inventário.
Sobrecarga
Mesmo que a vontade de expandir o negócio seja grande, é muito importante que esse crescimento seja feito a uma taxa razoável. Se você extrapolar o limite de gastos da sua empresa, é muito provável que o seu caixa esteja atrelado a despesas operacionais e de capital, deixando o seu negócio menos flexível em curto prazo.
Para evitar problemas, planeje cuidadosamente seu crescimento com bastante antecedência. Você também deve reexaminar seus processos de negócios para ver quais aspectos de sua organização se beneficiariam com o crescimento. Mas lembre-se, a chave para o crescimento de sucesso começa por uma visão cristalina do que você espera que sua organização irá realizar quando a expansão acontecer.
Diminuição de vendas
Talvez a economia não esteja das melhores. Talvez uma nova concorrência tenha surgido no mercado. Seja qual for o caso, se as vendas têm diminuído últimos meses, há uma boa chance de que suas margens de lucro estejam diminuindo também – se é que elas ainda existem.
Como seus custos indiretos provavelmente não mudarão, o declínio das vendas pode indicar que os problemas de fluxo de caixa são eminentes. Para combater o declínio de vendas, você deve ajustar sua estratégia. Quando foi a última vez que você redefiniu suas personas de clientes ou procurou atualizar seu plano de negócios? O mundo atual, em constante atualização – principalmente tecnológica – muda rapidamente e a sua empresa precisa acompanhar esse progresso se quiser sobreviver.