Grandes marcas têm a vantagem de possuírem uma forte reputação no mercado e uma equipe de profissionais por trás de suas páginas virtuais. É possível competir com grandes nomes? Sim. Para isso, no entanto, será preciso desenvolver uma reputação positiva e manter uma forte presença web. Mas já é bom ir avisando: estabelecer um site não é fácil. Existem inúmeros lugares para começar, alguns deles mais caros, outros mais baratos. A maioria é um desperdício de tempo, verdade seja dita.
Posto isso, fica a dúvida: qual é o melhor lugar para começar ao procurar construir sua marca e se estabelecer como um empreendedor na internet? Nesse artigo analisaremos algumas das opções e caminhos que podem ser tomados por aqueles empresários que desejam investir na criação de seu site e como é possível fazê-lo.
Fundamental para negócios e branding pessoal
Quando se trata de trazer lucros a partir de iniciativas on-line, negócios e marcas pessoais são grandes impulsionadores de vendas. A marca da empresa gera confiança e uma conexão emocional entre empresas e clientes em potencial. O branding pessoal ajuda os fundadores e executivos a estabelecerem credibilidade, o que é crucial para o lançamento de empresas de sucesso.
Se você ainda não estabeleceu a marca de sua empresa ou pensou nos detalhes sobre o que diferencia você de seus concorrentes, faça isso antes de começar a criar seu website. Veja um guia de marcas para ajudar você a começar. Você vai pensar na sua empresa, nome, logotipo e cores; mas talvez mais importante, você vai descobrir quem é seu público-alvo e como você quer que ele se sinta sobre seu produto ou serviço. Você também deve considerar a forma que a sua marca deve se posicionar no mercado – você é casual? Você é mais formal? Saber as respostas a essas perguntas ajudará muito quando você estiver pronto para criar seu primeiro website.
Mas vamos ao que interessa? Você quer criar o seu próprio site e ainda não sabe como realizar a tarefa? Você mesmo pode configurar seu próprio site na web. Basta seguir as etapas abaixo e, em breve, seus clientes poderão alcançar sua empresa rapidamente.
O nome do seu site é chamado de domínio. É esse o endereço que o usuário digita na barra de de seu navegador da Web quando deseja acessar um site específico. Example.com e ibm.com são exemplos de nomes de domínio. Um nome de domínio também é chamado de endereço da web ou URL (Uniform Resource Locator).
Pense bem antes de escolher o seu nome de domínio. Afinal de contas, ele será a primeira informação que o público receberá sobre a sua página. Aqui estão algumas dicas sobre como criar um nome de domínio efetivo.
Use o nome da sua empresa como seu nome de domínio. Isso ajuda a manter sua marca consistente entre a mídia on-line e off-line. Como alternativa, torne o nome descritivo do seu produto. Por exemplo, se você executar um serviço de assistência médica domiciliar, tente acessar a residência e o setor de saúde no nome do domínio.
Muitas empresas nomeiam suas empresas com um nome de domínio descritivo em mente. Isso faz com que o nome de domínio faça dupla tarefa – identificando a empresa e descrevendo seus negócios. Nesse sentido, faça uma lista com cerca de 10 nomes alternativos na ordem de sua preferência. Você pode descobrir que a sua primeira opção de nome já existe, por exemplo.
Outra dica: selecione o “.com” como extensão do seu nome de domínio. A maioria dos usuários da web espera que as empresas tenham um “.com” após o nome. Se você absolutamente precisa ter um certo nome e não pode obter uma extensão .com, tente .net ou .biz, nessa ordem.
Se sua empresa é uma organização sem fins lucrativos, escolha .org. Esse formato quase sempre indica que o site pertence a uma organização sem fins lucrativos. Além disso, lembre-se de manter o nome o mais curto possível.
Registre seu nome de domínio.
Para registrar seu nome de domínio, pesquise na web as empresas que fazem o serviço de forma positiva. Você vai encontrar várias. Escolha aquela que pareça mais atraente para você e siga as instruções para registrar seu nome de domínio.
Durante o processo de registro do seu nome de domínio, a empresa registradora informará se o nome desejado está disponível. Senão for o caso, selecione um dos nomes alternativos que você escreveu na etapa 1. Você precisará pagar pelo seu nome de domínio com um cartão de crédito.
Nomes de domínio com extensões .com, .net, .biz e .org normalmente custam cerca de R$70 por ano. Algumas empresas podem cobrar taxas mais altas. Outras podem registrar o domínio gratuitamente ou a um preço reduzido se você hospedar seu site com eles (falaremos mais sobre hospedagem em breve).
Construa seu site.
Se você deseja projetar e construir seu próprio site, você pode fazê-lo com um software especial de criação de sites. Ferramentas do tipo não faltam. O Dreamweaver, o Expression Web, o NetObjects Fusion são apenas alguns exemplos.
Selecione um provedor de hospedagem na web.
Seu site consiste em vários arquivos de um computador. Esses arquivos residem em um servidor conectado à web. Pequenas empresas e indivíduos normalmente não têm seus próprios servidores e, portanto, alugam espaço em servidores que pertencem a empresas de hospedagem na web. Godaddy.com, 1and1.com e Hostgator.com são exemplos de hosts da web.
Quando você compra um serviço de hospedagem de um host Web, você está alugando espaço em seus servidores para os arquivos do seu site e permitindo que o host lide com os inúmeros detalhes administrativos e técnicos associados à manutenção de um site na Web. O host também permite que você obtenha endereços de e-mail que incluam seu nome de domínio. Para esses serviços, no entanto, eles cobram uma taxa mensal.
Hosts da Web normalmente oferecem vários planos de hospedagem. Planos diferentes têm características e preços diferentes, portanto, escolher o plano certo requer cuidado. Mesmo o plano menos dispendioso de um host respeitável pode ter uma lista de recursos generosa. Geralmente, você pode começar com o plano de menor ou segundo menor preço e ainda encontrar os serviços necessários para o seu site inicial. Mais tarde, à medida que sua empresa cresce e seu site se expande, você pode fazer upgrade para um plano de hospedagem de nível mais alto.
Se você contratou uma empresa de desenvolvimento web para construir seu site, peça à empresa para selecionar um plano de hospedagem para você. Eles vão vasculhar as opções e encontrar o que melhor atenda às suas necessidades e objetivos de crescimento.