Delegação de tarefas – um bem necessário!

Todo gestor deve ser capaz de desenvolver um trabalho que tenha a contribuição de cada membro da equipe. Essa é a premissa básica do gerenciamento: comandar as partes de um todo, para o alcance positivo de um objetivo único. Nesse sentido, a eficácia na administração de um negócio depende enormemente da capacidade do supervisor de delegar tarefas apropriadamente. O sucesso de qualquer gerente não é medido exclusivamente por aquilo que ele é capaz de produzir, mas pelos resultados oferecidos pela equipe que ele gerencia. E tenha uma certeza: efeitos positivos só virão através de uma delegação de tarefas apropriada.

A distribuição de funções é necessária no ambiente organizacional porque proporciona à administração o tempo necessário para desempenhar as suas funções primárias de planejamento, organização, direção e controle. No entanto, delegar é muito mais do que apenas distribuir tarefas. Ao tornar um funcionário responsável por uma demanda, o gerente também o incentiva a criar meios próprios para alcançar seus objetivos. Embora as responsabilidades específicas sejam transmitidas ao subordinado por um superior, é dele a responsabilidade final pela conclusão da tarefa. Essa qualidade o torna cada vez mais apto a realizar novas funções, além de incrementar a sua performance em atividades que já está acostumado a executar.

Em um aspecto organizacional, a falta de delegação resulta em ineficiência e desperdício de oportunidades, porque direciona esforços de forma incorreta, gerando menos efetividade e motivação. Dessa forma, a distribuição de funções se torna um aspecto vital na personalidade de um líder produtivo e de uma empresa eficaz. Se o gestor não é cuidadoso, os impactos positivos serão cada vez menores. A delegação deve buscar benefícios intermediários e de longo prazo, além de ganhos em curto prazo, favorecendo toda a organização.

Aqui estão alguns benefícios a serem considerados para que a delegação de tarefas correta seja feita em um negócio.

Imagem: Freepik

Treinar e desenvolver
Um líder que é consciente do lugar do outro está sempre à procura de oportunidades para construir as habilidades individuais de sua equipe. Identificar as forças e necessidades de cada funcionário e combiná-las para que cresçam, é o primeiro passo a ser dado em um processo de delegação eficiente.

Criar forças individuais

As tarefas delegadas podem ajudar o funcionário a desenvolver agilidades, ou incrementar aquelas que ele já possui. A delegação adequada ajuda a equipe a entender os pontos fortes de cada um e como esses talentos se unem para criar um trabalho bem feito. Líderes que dão aos membros de sua equipe tarefas específicas a serem realizadas estão realmente capacitando sua equipe e dando-lhes uma licença criativa. Dessa forma, os funcionários passam a desejar o sucesso não apenas para si, mas também para o empregador. Além disso, o estímulo ao desenvolvimento de tarefas auxilia os membros da equipe a desenvolverem habilidades específicas ao longo do caminho, criando profissionais cada vez mais especializados.
 
Desenvolver uma cultura interna positiva
Um dos melhores motivos para delegar tarefas aos funcionários tem a ver com o tipo de cultura empresarial que o líder espera criar. A delegação ajuda a aumentar a moral da equipe, melhorar a eficiência e a produtividade, e promove o entusiasmo, a inovação e a cooperação –elementos vitais para o sucesso de uma companhia. O processo também pode ajudar a reduzir as taxas de rotatividade, minimizar os riscos de segurança e fornecer à empresa um grupo de funcionários altamente qualificados que são especialistas no que fazem.

Criar conexões
Uma ótima maneira de favorecer a coesão entre membros é desenvolver projetos que dependem da interação entre funcionários e departamentos. Ambientes em que os profissionais comunicam entre si tendem a ser mais motivadores, o que gera maior rendimento e lucratividade. Ao delegar tarefas que incentivam o intercâmbio entre partes, o ambiente organizacional muda e se torna mais animador. A troca de informações acaba criando profissionais mais completos que atendem mais objetivos, fazendo o negócio e os lucros crescerem.
Um bom empresário, por natureza, é um líder que tem tudo sob controle. Ainda assim, embora o controle seja benéfico, o acúmulo de funções pode tornar-se um obstáculo para o sucesso do negócio caso o gestor não compreenda a importância de delegar responsabilidades aos funcionários e parceiros. Em termos de gerenciamento, a delegação garante o sucesso de uma companhia e não deve limitar-se na entrega de tarefas. Distribuir funções é dar ao funcionário o controle de decisão para alcançar objetivos, criando oportunidades de crescimento profissional e individual. Devido a essa qualidade, a delegação de tarefas se torna uma peça chave para a expansão de qualquer negócio.

 

Deixe um comentário