E-mails podem aumentar o lucro da minha empresa?

​Os recursos disponíveis para os profissionais de marketing hoje em dia são variados. São tantas as plataformas e ferramentas, que fica difícil eleger qual delas é melhor, ou mesmo se conseguem trabalhar de forma independente. No entanto, uma dessas ferramentas persiste ao longo do tempo como uma excelente estratégia para atrair e fidelizar clientes por toda a parte: o bom e velho e-mail. Apesar da infinidade de instrumentos disponíveis para comerciantes, o marketing por e-mail ainda é uma excelente opção para o crescimento de negócios e uma tática básica para as estratégias digitais de sua empresa.

Quem trabalha com marketing entende que é preciso fazer mais com menos, conectando-se com o público de forma personalizada, sempre permanecendo dentro do orçamento. Os profissionais que conseguem atingir esse feito acabam trazendo mais receita para o negócio e se o fazem de maneira correta, conseguem expandir o crescimento também para outras redes sociais. Nesse artigo, vamos compartilhar alguns dos principais motivos que mostram como o e-mail marketing é imprescindível em sua estratégia de marketing digital. Acompanhe!

Imagem: Pexels

Maior alcance

Hoje em dia, o Facebook possui mais de 1 bilhão de usuários ativos e o Twitter ultrapassou a marca dos 250 milhões.  Com essa informação, fica fácil acreditar que as mídias sociais são a maneira mais eficaz de alcançar o mercado consumidor. Todavia, ainda que esses números sejam impressionantes, as estatísticas do uso do e-mail são ainda mais expressivas. O número global de contas de e-mail existentes foi de 3,9 bilhões em 2013 e atingiu a marca de 4,7 bilhões em 2017, com um crescimento de quase um bilhão de contas em apenas 4 anos.

Embora a informação possa parecer surpreendente de início, pense um pouco no seu próprio comportamento online: quando você se inscreve para um site (como uma loja online), você deve inserir seu endereço de e-mail para criar a conta. Você precisa ainda de um endereço de e-mail para criar uma conta no Facebook ou no Twitter. Além disso, essas redes utilizam o e-mail para notificar os usuários das atividades que ali acontecem.

Qualquer pessoa que esteja online possui um endereço de e-mail ativo. Então, em se tratando de conectar melhor com clientes, a resposta e definitiva: não existe um canal com alcance maior do que o e-mail.

Entrega da mensagem

Se um empresário tivesse que escolher entre adicionar um assinante à sua lista de e-mail ou ganhar um novo fã no Facebook, a primeira opção é a mais eficaz. Existem dois motivos principais para essa escolha. Primeiramente porque 90% dos e-mails são entregues na caixa de entrada do destinatário, enquanto menos usuários são atingidos pelo feed de notícias. Isso acontece porque o Facebook limita o número de vezes que suas postagens irão aparecer para os usuários na tentativa de direcionar campanhas pagas. Esse é um grande problema em se tratando da exibição de suas mensagens.

Em segundo lugar, os assinantes de suas campanhas de e-mail se inscreveram para receber a campanha, ou seja, eles desejam aquela informação. O seu público não realizou uma pesquisa no Google e entrou em sua página por acaso. Aquele serviço é desejado por ele. Nesse sentido, o e-mail se torna um canal de marketing efetivo que garante o recebimento da sua mensagem.

Conversões maiores

A maioria dos profissionais de marketing é focada em trazer conversões para o negócio. Independentemente do ramo, o objetivo final para os comerciantes é transformar clientes potenciais em clientes que consomem o seu serviço. E quando se trata de conversões, não existe canal mais poderoso do que o e-mail.

Na verdade, a taxa média de cliques de uma campanha de e-mail é de cerca de 3% (do total de destinatários), enquanto a taxa média de cliques de um tweet é de cerca de 0,5%. Isso significa que você tem 6 vezes mais chances de que alguém acesse o seu site através do e-mail. Como dito anteriormente, os usuários que recebem as suas campanhas requisitaram o serviço, diferente de outras plataformas que colocam informações que, muitas vezes, são indesejáveis. Essa qualidade acaba trazendo retorno maior para a empresa.

Além disso, o e-mail é uma ferramenta altamente mensurável. O envio de campanhas traz também o acesso em tempo real a métricas relevantes, como a taxa de abertura, de cliques, de rejeições e encaminhamentos, por exemplo.

Para sempre

Você se lembra do MySpace? Ele já foi a maior rede social do planeta e em 2006 ultrapassou até mesmo o Google no número de acessos. No entanto, onde ele está agora? A grande maioria dos usuários migrou para outras plataformas e o site é hoje o 1500º mais acessado nos Estados Unidos. Triste, não é mesmo?

A boa notícia é que o e-mail, pelo contrário, apresenta um longo histórico de estabilidade.  Construir sua lista de e-mail, ao contrário de uma mídia social, é um investimento estável a longo prazo que pagará por muitos anos. Imagine se você tivesse investido quantidades significativas de tempo e dinheiro criando uma audiência em uma plataforma e encontrar um ambiente vazio um ou dois anos mais tarde. Por isso, apostar na estabilidade do e-mail se torna uma excelente estratégia.

Muitas marcas e empresas constroem seu público em mídias sociais, o que também é uma alternativa eficaz. Entretanto, obter um endereço de e-mail é o primeiro passo para descobrir quem é o seu leitor e, futuramente, um cliente. Se o objetivo é impulsionar as vendas e manter os clientes satisfeitos de alguma maneira, primeiramente é preciso entende-los como parte do público alvo. A ferramenta cria uma alta taxa de conversão e cria um ambiente para retornos ainda mais rentáveis. É hora de avaliar essa possibilidade para a sua companhia.

Deixe um comentário