A maioria das pessoas está familiarizada com o uso de treinadores no esporte profissional e esse conceito também já foi adotado para o gerenciamento. Da mesma forma que um treinador guiará e encorajará o atleta a melhorar seu desempenho na pista de atletismo ou em um campo de futebol, por exemplo, um coach em gestão pode ajudar um gerente a trabalhar de verdade com o melhor de suas habilidades.
No mundo dos negócios de hoje, pode ser difícil manter as coisas em perspectiva. Um executivo ocupado em uma posição de alto escalão, ou o proprietário de uma empresa de pequeno a médio porte está sempre correndo. Uma caixa de entrada completa e reuniões intermináveis são os ladrões dos tempos modernos e os gerentes podem ficar sobrecarregados ou descobrir que não conseguem lidar com colegas e funcionários seniores em suas equipes.
Um bom coach em gestão é experiente, maduro e razoavelmente imperturbável, e examina os problemas de uma maneira muito diferente, oferecendo insights e sabedoria reais. Em uma sessão confidencial de uma ou duas horas, um bom treinador de gestão será capaz de descobrir quais são as reais preocupações do gerente e, em seguida, começar a se concentrar em maneiras de resolvê-las uma a uma.
Muitos gerentes ou proprietários de pequenas e médias empresas acham difícil falar sobre desafios ou preocupações com seus pares ou chefes no local de trabalho, portanto, uma conversa confidencial com um coach inspirado pode ser uma experiência realmente revigorante.
Quando confrontado com um desafio ou com um problema aparentemente intratável, é provável que um coach experiente tenha experiência direta com essa situação ou seja capaz de traçar alguns paralelos com outras empresas e ambientes.
Usando um coach de gerenciamento, um gerente ou proprietário de uma pempresa pequena ou média pode se beneficiar de algum tempo de desenvolvimento individual, obter ajuda para resolver problemas e, muitas vezes, voltar à trilha da agenda estratégica que deve seguir para garantir que o negócio seja um sucesso.
Algumas pessoas podem ver o coaching como um pouco “excessivo” , mas o fato é que todos nós podemos nos beneficiar do desenvolvimento pessoal e do suporte. As empresas não pensam em investir em cursos de treinamento complexos e geralmente não conseguem medir os benefícios tangíveis. No entanto, um bom orientador de gerenciamento pode fazer uma diferença real e os resultados serão vistos no desempenho pessoal aprimorado de um indivíduo, no melhor relacionamento com os colegas e em uma abordagem geralmente mais feliz e produtiva.
No final do dia, o valor do coaching gerencial pode ser avaliado pela crescente popularidade dessa abordagem de desenvolvimento pessoal, à medida que mais e mais organizações adotam uma maneira poderosa de melhorar o desempenho, os resultados e, claro, os lucros.
Então, para resumir, um coaching de gestão:
- Refresca e revitaliza as habilidades de gerenciamento de pessoas;
- Ajuda os candidatos a definir objetivos mais claros e mensuráveis;
- Os gerentes atingem as metas mais rapidamente e têm o melhor desempenho;
- Em muitos casos, pode resolver problemas e ajuda os gerentes a tomar melhores decisões;
- Também pode melhorar relacionamentos comerciais internos e externos.
Em suma, ajuda o gerente experiente a ser o melhor que pode ser.