Desde então, o LinkedIn evoluiu para uma ferramenta de rede muito mais robusta, permitindo que as empresas, especialmente as do espaço business-to-business (B2B), desenvolvessem suas bases de clientes, gerassem ideias de produtos e serviços e obtivessem feedback valioso das pessoas que mais querem ouvir: potenciais clientes.
Ao contrário de outros sites sociais que promovem uma abordagem de “quanto mais, melhor”, o LinkedIn valoriza a conexão seletiva com pessoas e organizações em seu mercado de clientes, de forma a aprimorar processos de recrutamento e encurtar períodos com funcionários que não são ideais.
Após ler essa breve introdução, fica então a pergunta: como aproveitar o que o LinkedIn pode oferecer ao seu negócio? Acompanhe o nosso artigo e entenda as principais vantagens!
Como qualquer site social, o LinkedIn foca em networking. Por isso, exatamente por ser uma página focada em profissionais e empresas, sua empresa pode se conectar efetivamente com potenciais organizações de clientes. O LinkedIn possui um recurso de pesquisa otimizado que pode ajudá-lo a encontrar pessoas em sua indústria e nas indústrias que você atende. Isso torna mais fácil não só encontrar clientes em potencial, mas também controlar o que a sua concorrência oferece, o que pode auxiliar o seu negócio a ser mais competitivo. Nesse sentido, você não precisa se conectar a pessoas apenas para ter um número grande de seguidores. Use seus pedidos de conexão de forma mais estratégica para se engajar e criar relacionamentos com seu público alvo e influenciadores do seu espaço específico de mercado.
Crie confiança para sua marca
O LinkedIn está cheio de grupos dedicados a tópicos profissionais específicos. Dessa forma, é importante se unir “aqueles que são relevantes para você. Uma vez que você é um membro do grupo, torne-se um participante ativo em discussões que podem ajudar a sua empresa a obter reconhecimento como uma autoridade no campo. Depois de participar por um tempo, considere iniciar seus próprios tópicos de discussão dentro do grupo, ou mesmo publicar um artigo para que o grupo possa iniciar uma nova discussão. Não use a plataforma apenas como uma mídia publicitária que promove seus produtos e serviços. Pelo contrário, ofereça informações relevantes. Dessa forma, a busca por sua empresa acontecerá de forma natural.
Promova sua marca como uma autoridade
Após entender a forma como os grupos do LinkedIn trabalham, considere lançar o seu próprio grupo. O LinkedIn pode ser uma ótima ferramenta para o marketing de conteúdo e pode se tornar um canal para que a sua empresa seja uma fonte confiável para informações comerciais da sua indústria específica. Certifique-se de incluir atualizações constantes em seu blog e links bem posicionados que levarão o usuário ao seu endereço corporativo. Essa estratégia é eficaz e pode aumentar expressivamente o número de clientes.
Reúna comentários
Você tem uma ideia de produto ou serviço? O LinkedIn é o lugar ideal para elaborar uma pesquisa de opinião e entender o que pensam as pessoas cujas opiniões você confia. Com essa estratégia é possível identificar potenciais consumidores e fazer com que os clientes atuais se sintam valorizados. E tem mais: esse simples ato também dá à empresa a oportunidade de mencionar um produto ou serviço sem que ele pareça um anúncio.
A conclusão disso tudo? O LinkedIn é uma excelente plataforma para desenvolver sua marca. No entanto, como qualquer ferramenta, o uso ideal do LinkedIn toma tempo, especialmente quando você trabalha para desenvolver a voz da sua empresa e criar níveis de participação. Mas não deixe de tentar. Os resultados, com certeza, serão extremamente positivos.