Uma das áreas mais críticas em uma organização é a contabilidade. Esse setor lida com várias responsabilidades-chave e seu trabalho é vital para o sucesso geral de um negócio. Nesse sentido, a consultoria em gestão e a contabilidade podem – e devem – trabalhar em conjunto, de forma a auxiliar não apenas o crescimento do negócio, mas facilitar o trabalho de ambas as partes.
Essa alternativa é benéfica para a organização e também para os consultores e contadores envolvidos no processo. A principal tarefa de um consultor é ajudar a gerência e outras partes interessadas a compreender os diferentes relatórios gerados pelos contadores. Eles estudam os dados apresentados e ajudam a gerência a entender o que os dados e os números representam para a organização. Eles também analisam as demonstrações financeiras e chamam a atenção da administração para os números mais importantes. Ao mesmo tempo, o consultor coleta e entrega para a contabilidade todas as informações necessárias, de forma organizada e clara. A ponte de comunicação gerada pela presença desse profissional se torna uma alternativa eficaz para o sucesso do trabalho gerado por todas as partes.
A previsão financeira é outra tarefa vital para consultores. Eles ajudam a determinar a lucratividade da organização. Ao analisar as contas a pagar, eles podem determinar áreas em que o dinheiro pode ser economizado e por qual método. Esses consultores também podem ajudar a organização a melhorar seus processos contábeis, estabelecendo práticas que garantam consistência na contabilidade. Eles podem analisar ainda mais os requisitos contábeis e descobrir se são necessários serviços adicionais.
Como a consultoria e a contabilidade podem trabalhar juntas?
Para que uma consultoria seja reconhecida como um parceiro valioso por seus clientes, e por escritórios de contabilidade, ela precisa fornecer serviços excepcionais. Isso inclui os seguintes itens:
- Gerenciamento de dados financeiros – Essa atividade requer a coleta, armazenamento e análise de dados financeiros. O consultor deve trabalhar em estreita colaboração com a contabilidade de forma a identificar e fornecer os principais dados financeiros. As melhores práticas para coletar e processar dados financeiros devem ser estabelecidas e implementadas desde o início. O consultor também deve poder processar os dados e armazená-los no formato correto. Isso deve ajudar o cliente a cumprir suas próprias obrigações financeiras. O cliente também pode precisar de ajuda no desenvolvimento, implementação e manutenção de processos de controle financeiro.
- Fornecimento de aconselhamento especializado – Os consultores devem fornecer aconselhamento financeiro relevante e preciso. A qualidade do aconselhamento afetará como o cliente trabalha com seus contadores em período integral. O fornecimento de consultoria especializada dará aos clientes um motivo para continuar sua parceria com o consultor, pois eles podem ver o benefício que trazem para sua empresa. Especializações em contabilidade, como auditoria, são benéficas para um cliente e podem contribuir para o crescimento da base de clientes do consultor.
- Desenvolvimento de sistemas de contabilidade – Com o surgimento dos processos de negócios enxutos, as organizações também estão implementando princípios enxutos em seu departamento de contabilidade. Isso aumentou a necessidade de sistemas contábeis modernos para suportar os requisitos da organização. Para isso, um consultor é frequentemente contratado. A criação de um sistema contábil moderno requer uma análise completa da estrutura da indústria e do modelo de negócios do cliente. O consultor deve antecipar e levar em consideração as prováveis mudanças futuras que podem ocorrer nas práticas contábeis. Os dados coletados podem ser usados para o desenvolvimento do sistema contábil e devem ser testados e ajustados antes da entrega ao cliente. O sistema deve ser monitorado continuamente para que os problemas possam ser resolvidos à medida que surgirem.
- Aplicação da conformidade financeira – A importância da conformidade financeira não pode ser subestimada. Isso pode afetar a própria sobrevivência de uma organização. A consultoria deve fazer questão de orientar e apoiar seus clientes para garantir sua conformidade com os padrões contábeis aplicáveis, auxiliando assim a empresa de contabilidade responsável pelo negócio. Os consultores devem revisar os resultados financeiros de cada cliente anualmente, calcular as taxas e concluir os registros fiscais apropriados. Eles também devem ajudar a contabilidade do cliente na preparação das demonstrações financeiras periódicas.
Conhecer os benefícios da parceria entre consultores em gestão e contabilidade é fundamental. A Maximiza fornece a consultoria e uma gestão completa para micro e pequenas empresas. Se o seu escritório tem interesse em firmar parcerias que possam melhorar os seus processos cotidianos, não deixe de entrar em contato conosco.