Mídias sociais pagas: vale o investimento?

A Über é uma famosa marca que presta serviços eletrônicos na área do transporte. O mercado brasileiro é o segundo maior da marca, atrás apenas dos Estados Unidos. Em 2017, a Spotify, marca norte americana que também oferece serviços eletrônicos, porém no setor musical, fez uma parceria com a Über e ambas empresas passaram a oferecer um serviço personalizado ao consumidor: após entrar dentro do carro, o próprio passageiro poderia escolher a trilha sonora do veículo, utilizando o próprio aplicativo do Über. À época, os anúncios em todas as redes sociais eram constantes, como ilustrado na imagem a seguir.

Não é difícil entender essa parceria. Como aplicativos líderes em seus setores, Über e Spotify enxergaram nessa parceria uma enorme possibilidade de criar experiências exclusivas para seus consumidores e, consequentemente, lucro para ambos.  A oportunidade também não foi realizada sem motivo: a faixa etária de usuários de ambos os serviços são semelhantes. Em ambas as plataformas a maior parcela de consumidores tem idade entre 18 e 34 anos. Dessa forma, ambas desejam um público demográfico dentro desse intervalo para promover seu produto. E é exatamente essa faixa etária que facilita as duas empresas a decidirem quais as melhores plataformas para publicarem seus anúncios. O Twitter, nesse momento, foi um bom lugar para começar, por exemplo.

Em suma, mídias sociais pagas ajudam a direcionar o público e a impulsionar as vendas.

Cada canal de mídia social é diferente. O Twitter oferece conteúdo resumido, o Instagram se concentra fortemente em conteúdo visual, o Facebook tem seu próprio mercado e o LinkedIn é o lar de profissionais de redes.

Como tal, as mídias sociais pagas em cada plataforma diferem e devem ser assim, dependendo da campanha e do público. Nesse artigo, exploraremos algumas estratégias rápidas que ajudarão você a decidir como usar as redes sociais pagas em benefício da sua marca.

Ainda que a parceria entre Über e Spotify possa parecer óbvia, essa foi uma decisão tomada após meses de planejamento e execução, com ajuda em grande parte dos canais de mídia social escolhidos para executar o comercial.

Ter uma estratégia de mídia social paga pode economizar uma boa quantia de dinheiro. Afinal de contas, nem todo orçamento é tão amplo quanto o de uma marca global de serviços de transporte. Por esse motivo, reunimos neste artigo o que há de mais importante sobre o uso de várias plataformas sociais para anúncios pagos.

Facebook

Ao anunciar no Facebook, é uma boa ideia usar os anúncios segmentados disponibilizados na plataforma. Esse recurso é executado em um sistema de lances – os anunciantes fazem lances em vários anúncios com base em seu público-alvo. Em seguida, essa oferta será colocada em uma espécie de loteria eletrônica, para que uma delas seja escolhida.

Além da loteria, o Facebook Ads permite exibir anúncios para seus clientes com base no comportamento deles. Isso é útil porque você pode continuar anunciando para seus clientes existentes com base no que o Facebook informar sobre o uso do aplicativo.

O uso de anúncios do Facebook ajuda a criar novos leads e gerar reconhecimento da marca. A análise do Facebook também abre as portas para a experimentação – tente usar diferentes formatos de anúncio e veja com o que seu público se envolve mais. Essa é uma forma diferente de outras estratégias sociais.

Twitter

O Twitter possui uma característica furtiva que pode ser uma excelente estratégia para empresas com presença digital constante: tweets patrocinados são extremamente parecidos com tweets regulares. Essa qualidade pode significar mais visualizações para seus anúncios, uma vez que eles não são tão “flagrantes” quanto os anúncios de outros canais sociais.

Mas por que utilizar anúncios do Twitter? Bem, o Twitter relata que 41% dos usuários compram um produto depois de ver um anúncio dentro de um mês e, ao usar o software de anúncio, você pode segmentar seu anúncio para um grupo demográfico específico.

O Twitter fornece configurações de anúncio com base no seu orçamento, como a frequência com que seu anúncio será visto e o tipo de anúncio a ser exibido. O Twitter tem alguns tipos diferentes de anúncios para você escolher, com base em seus objetivos. No artigo da semana que vem exploraremos um pouco mais sobre essa variedade de artigos.

Instagram

Em geral, 60% das pessoas descobrem novos produtos no Instagram, e provavelmente não é uma má ideia investir em publicidade para as 200 milhões de contas que visitam pelo menos um perfil do Instagram Business por dia. Os perfis de negócios no Instagram dão a possibilidade de configuração de um comércio eletrônico e exibição de anúncios da sua conta do Instagram.

Como o Facebook é dono do Instagram, se você exibir anúncios nas duas plataformas, eles serão gerenciados em um único local (no Facebook), para que as campanhas possam ser executadas e analisadas simultaneamente.

É uma boa ideia olhar para os anúncios do Instagram porque, enquanto a plataforma está repleta de possibilidades de exposição, os anúncios do Instagram são contra as mudanças no algoritmo do aplicativo. Portanto, quando o algoritmo muda e algumas postagens podem não aparecer nos feeds dos usuários, os anúncios sempre serão exibidos.

Usando os anúncios do Instagram, você pode escolher seu orçamento, que está vinculado à duração da exibição do anúncio. É como encher um tanque de gasolina – você recebe a quantidade de gás que paga e, no Instagram, seu anúncio é exibido enquanto você paga.

Com tantos estilos visuais diferentes sendo executados no Instagram, existem várias maneiras de aproveitar as mídias sociais pagas, como imagem ou vídeo.

LinkedIn

No LinkedIn, milhões de profissionais encontraram diversas conexões profissionais e vagas de emprego. A plataforma permite que você alcance milhares de pessoas em seu setor. Felizmente, como profissional de marketing, os anúncios permitem que você faça o mesmo.

Existem 630 milhões de profissionais no LinkedIn, com 63 milhões em cargos de tomada de decisão, como decisões de compra de negócios. Este é o sonho de um anunciante B2B. Com o potencial de alcançar 60 milhões de tomadores de decisão na plataforma social mais popular para geração de leads, é bom considerar o LinkedIn como uma plataforma ideal para publicidade. .

Os anúncios segmentados do LinkedIn permitem digitar palavras-chave e selecionar públicos-alvo por categoria. Portanto, se você estiver postando um emprego para uma determinada função, o LinkedIn poderá ajudá-lo a encontrar esse público.

Você também pode brincar com os formatos de anúncio no LinkedIn para descobrir qual é o mais eficaz.

A Über é apenas uma empresa que usa pesquisa de mercado e públicos-alvo para tomar decisões pagas de mídia social que funcionam extremamente bem. É fácil pensar que os gastos com anúncios são apenas para as grandes marcas, mas tomar decisões informadas de compra beneficia todas as empresas, inclusive pequenos negócios.

A verdade é que os canais de mídia social também estão tornando a publicidade funcional para empresas de pequeno porte. É apenas aprender a usá-los (e quais são os melhores para o seu público) para beneficiar sua marca e obter o maior retorno sobre investimento.

Deixe um comentário