Sistemas ERP: o que a sua empresa tem a ver com isso

Imagem: i9Tech
Você provavelmente já ouviu falar em sistemas integrados de gestão empresarial, ou ERP. Se você foi procurar o significado do termo na internet, é possível que tenha encontrado informações diversas sobre o assunto. Cada site parece ter a sua própria definição e os processos para sua implantação variam de acordo com cada autor. A verdade é que essa é uma ferramenta que tem funções variadas, sem definições pontuais. Sua capacidade de auxiliar organizações revela imensa flexibilidade, o que a torna uma estratégia poderosa no ambiente corporativo e um forte diferencial de mercado.

A sigla ERP significa planejamento de recursos empresariais- proveniente do termo em inglês Enterprise Resource Planning. Esse planejamento é realizado através da utilização de um software, que permite à companhia o uso de um sistema de aplicativos integrados para gerenciar o negócio e automatizar as mais variadas funções relacionadas à tecnologia, serviços e recursos humanos.

Pense em todos os processos que são essenciais para a execução de um negócio.  Gerenciamento de estoque e pedidos, contabilidade, recursos humanos, relacionamento com clientes – no seu nível mais básico, o software ERP integra as várias funções corporativas em um sistema completo de banco de dados, para agilizar processos e informações em toda a organização. Na prática, isso significa que funcionários em diferentes setores – por exemplo, financeiro e vendas – podem acessar a mesma informação para atender a demandas diferentes.

O software ERP também oferece sincronia no processo de automação. Ao invés de obrigar os funcionários a manterem bancos de dados e planilhas separadas que precisam ser mesclados manualmente para gerar resultados, alguns sistemas integrados permitem que a equipe extraia relatórios de forma automática, rápida e precisa. Com o seu uso, o setor de compras pode processar ordens com mais eficiência e o departamento de finanças pode fechar os balanços mensais mais rapidamente, por exemplo.

Não é novidade dizer que vantagens competitivas surgem para as empresas que diminuem os gastos internos. Uma solução ERP bem construída e implantada irá reduzir os custos e aumentar a produtividade através de operações bem executadas e menos propensas ao erro. A padronização dos processos, necessária para a aplicação bem sucedida do ERP, estabelece as bases para um trabalho muito mais eficiente, através do aperfeiçoamento do uso de equipamentos, de capital e de mão-de-obra.

E você está enganado se pensa que esse tipo de sistema funciona apenas para grandes companhias.  O setor de pequenas e médias empresas, que apresenta taxas de crescimento maiores do que as gigantes do mercado, vê grandes oportunidades na adoção de sistemas integrados. O setor vivencia hoje as consequências inevitáveis de uma desconexão entre seus sistemas e busca novas formas de competir efetivamente em um ambiente que é cada vez mais global. Uma ferramenta que fornece informações sobre como obter mais eficiência na organização é fundamental.

Até agora, a maioria das PME tem lutado para organizar as informações necessárias para sua operação em um emaranhado de ferramentas inadequadas que não possuem o poder, a amplitude e a integração necessária para transformar os seus negócios. Por muitos anos, essas companhias pensavam que eram muito pequenas para colher os benefícios do ERP. No entanto, as novas soluções projetadas para atender às suas necessidades específicas permitem que organizações menores aproveitem o poder desses sistemas para alcançar os mesmos benefícios que as grandes empresas desfrutam. Novas abordagens para estruturar arquiteturas de sistemas simplificaram bastante a implementação e o uso – e as soluções são muito mais acessíveis e de fácil manutenção.

Um outro aspecto que permite a aproximação de pequenas e médias empresas dos sistemas integrados é o crescimento constante do armazenamento de dados em nuvem. Quando iniciados, os sistemas ERP exigiam investimentos de alta magnitude, o que impedia a aproximação de companhias menores. O preço acessível do novo serviço acabou atraindo as PME para a implantação. Para alguns especialistas, o serviço é uma grande oportunidade para as empresas transformarem completamente a forma como usam e pagam por tecnologia da informação. Sua utilização elimina a necessidade de compra de hardware e outros aparatos para manutenção de dados, reduzindo enormemente as despesas operacionais. Não só isso, a nuvem providencia mais segurança, facilidade de acesso e melhor desempenho.

Imagem: Business Insider
​Cada empresa tem seu próprio conjunto de processos, produtos e serviços. Adquirir um sistema ERP é, provavelmente, um dos melhores investimentos que você pode fazer no papel de empresário. Para medir com precisão os riscos e as recompensas relacionadas à sua implantação, a chave é identificar as prioridades do seu negócio. Soluções integradas são flexíveis e, com certeza, se adequarão a cada necessidade de gerenciamento, independente da magnitude.
 

Deixe um comentário