Para tornar seu processo de vendas o mais eficiente possível, você precisa se concentrar na venda para aqueles com maior probabilidade de comprar o seu produto ou serviço. Um funil de vendas é uma estratégia na qual você restringe todos os seus leads em grupos qualificados para poder concentrar seu tempo e energia nas tarefas de vendas mais eficientes.
Um funil de vendas é algo que pode ser um pouco diferente para cada empresa, dependendo de seus clientes e do processo de compra. No entanto, existem algumas etapas essenciais que cada empresa deve tomar.
Deseja criar seu próprio funil de vendas? Veja como começar.
Descreva o processo de vendas
Os clientes geralmente seguem algumas etapas para concluir o processo de compra, desde a primeira descoberta da necessidade de um produto ou serviço específico até a pesquisa e a decisão real.
Nem todo funil de vendas será o mesmo. Um cliente que decide qual restaurante visitar na sexta-feira à noite passa por um processo muito diferente daquele que procura comprar um novo computador.
Se o computador de alguém quebrar, eles vão dar uma volta e pesquisar sobre as melhores opções e as melhores marcas até que reduzam as suas opções. Portanto, é seu trabalho capturar a atenção do consumidor no início e mantê-lo interessado durante todo o processo até que eles tomem a decisão final.
Portanto, você precisa considerar cuidadosamente seus próprios clientes e quais etapas eles devem executar para transformar o pesquisador interessado em um cliente que paga.
Foque em clientes qualificados
Então você precisa decidir quais qualidades ou qualificações um lead deve ter para ter uma chance suficientemente forte de comprar.
Nem todos os leads são bons. Você tem seus leads, depois você tem seus leads qualificados e, em seguida, seus leads quentes. Esses são os itens que estão prontos para comprar. Por exemplo, as empresas de software B2B devem se concentrar em leads que funcionem em seus setores-alvo e que tenham poder e orçamento para tomar decisões de compra. Nesse grupo, os líderes que fizeram negócios com sua empresa no passado ou que demonstraram uma forte necessidade podem ser ainda mais dignos de sua atenção.
Automatize o processo
Fechar uma venda é algo que é melhor deixar para um profissional – ao invés de máquinas. Portanto, não gaste seu tempo e energia valiosos nas partes iniciais do processo, como coletar e qualificar leads.
Uma ferramenta de CRM pode ajudá-lo a organizar os leads, para que você possa trabalhar com os mais qualificados por meio de seu funil e concentrar sua energia naqueles que provavelmente resultarão em vendas.
Um último ponto: certifique-se de não escolher a primeira ferramenta de CRM que lhe vem à mente. Consulte a lista de etapas que seus clientes fazem ao longo da jornada de compra para encontrar a ferramenta mais adequada às suas necessidades e aos seus clientes.
Nas próximas semanas, trataremos sobre os seguintes aspectos, para auxiliar na finalização do processo de funil de vendas.
1. Identifique seu cliente ideal. Determine as qualidades que essa pessoa deve ter – o setor do qual eles provavelmente virão, o problema que eles estão tentando resolver.
2. Descubra a jornada do comprador. Dadas as qualidades que você identificou, mapeie o caminho que esse cliente provavelmente seguirá para uma venda. Como e onde eles provavelmente aprenderão sobre você e como eles preferirão estar noivos?
3. Pesquise ferramentas de CRM. Determine qual plataforma o ajudará a coletar leads e qualificá-los para que você possa enviá-los rapidamente por seu funil e concluir o processo de vendas.
Até a semana que vem!